-
Em Itália, ao contrário de Portugal, chegaram a reabrir-se postigos para "venda segura" durante a pandemia.
No combate à pandemia, quis o governo português, como já aqui se disse, abolir o uso dos postigos a pretexto de evitar filas, ajuntamentos, convívios e outros perigos públicos. Isto ao mesmo tempo que, nos estabelecimentos de comércio e serviços considerados essenciais por lei, continua a (...)
2021.01.28 Nuno Pacheco - in Público
-
0000 - 7000
Uma lenda grega atribui a descoberta da videira a um pastor, Estáfilo, que, ao procurar uma cabra perdida, a foi encontrar comendo parras.
Colhendo os frutos dessa planta, até então desconhecida, levou-os ao seu patrão, Oinos, que deles extraiu um sumo cujo sabor melhorou com o tempo.
Por isso, em grego, a videira designa-se por staphyle, e o vinho por oinos.
A mitologia romana (...)
-
Uma das mais belas narrativas da Bíblia conta que Noé, após o dilúvio universal, plantou a vinha e fez o vinho. Provou a bebida e avançou o sinal. Tomou um porre literalmente bíblico. Gritou, tirou a roupa e desmaiou. O filho Cam o encontrou assim, "tendo à mostra as suas vergonhas". Foi a primeira menção da Bíblia a vinho. Depois, as referências se multiplicaram. A bebida é mencionada 450 (...)
-
Lc 7.33,34 “Porque veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e dizeis: Tem demônio. Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizeis: Eis aí um homem comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e dos pecadores.”
VINHO: FERMENTADO OU NÃO FERMENTADO?
Segue-se um exame da palavra bíblica mais comumente usada para vinho. A palavra grega para (...)
-
Nm 6.3
"de vinho e de bebida forte se apartará; vinagre de vinho ou vinagre de bebida forte não beberá; nem beberá alguma beberagem de uvas; nem uvas frescas nem secas comerá."
PALAVRAS HEBRAICAS PARA "VINHO"
De um modo geral, há duas palavras hebraicas traduzidas por "vinho" na Bíblia.
(1) A primeira palavra, a mais comum, é yayin, um termo genérico usado 141 (...)
-
Dionísio, filho de Zeus, deus grego da vinha e do vinho, contribuiu largamente para enriquecer o folclore, e o vinho jogou um papel considerável no desenvolvimento da civilização helénica. Representado como criança com a fronte ornamentada de chifres e coroado de serpentes, Dionísio teve vários disfarces no decurso da sua existência: touro, carneiro, veado, cabrito, leão e tigre, virgem, (...)