PLEASE NOTE: Checkout unavailable

The LusaWines' shop is unavailable for maintenance.. Still, you can browse our site and our products, only checkout has been deactivated.

Thank you for your comprehension. LusaWines.com's team

In addition to wine

O Vinho e a Arte de Comer



Uma das mais belas narrativas da Bíblia conta que Noé, após o dilúvio universal, plantou a vinha e fez o vinho. Provou a bebida e avançou o sinal. Tomou um porre literalmente bíblico. Gritou, tirou a roupa e desmaiou. O filho Cam o encontrou assim, "tendo à mostra as suas vergonhas". Foi a primeira menção da Bíblia a vinho. Depois, as referências se multiplicaram. A bebida é mencionada 450 vezes no Antigo e Novo Testamento. Michelangelo Buonarroti (1475-1564) se inspirou na embriaguez de Noé para pintar um belíssimo afresco, com esse nome, no teto da Capela Sistina, no Vaticano. A tradição acredita que desde o tempo do patriarca - segundo a Bíblia ele viveu 950 anos - usa-se o vinho para cozinhar. Como ainda hoje sucede, servia para amaciar, aromatizar e conferir sabor às carnes duras. Também ajudava a disfarçar o cheiro forte e desagradável das caças da época. Portanto, tinha emprego crucial.
A Bíblia informa igualmente que Noé foi o primeiro homem a receber permissão divina para comer carne. Ao longo dos séculos, o vinho permaneceu importante ingrediente na cozinha. O poeta latino Horácio (65 a.C. - 8 d.C.), autor das Odes, nas quais celebra o amor e as boas emoções da vida, deixou uma receita de molho que combina vinho, azeite e salmoura. Os bizantinos, cujo império se estendeu entre os séculos IV e XV, tinham uma preparação assemelhada, na qual acrescentavam pimenta, canela e nardo (planta herbácea originária da Ásia). A maioria das receitas inventadas por Taillevent, autor do primeiro tratado de cozinha em língua francesa, escrito no século XIV e publicado 100 anos depois com o título Le Viandier, recorre ao vinho como tempero. Santa Joana d'Arc (1412-1431), heroína francesa da Guerra dos Cem Anos, misturava-o na sopa diária, sobretudo quando se encontrava no campo de batalha. O escritor Alexandre Dumas (1802-1070), autor de Os Três Mosqueteiros, que também escreveu o Grande Dicionário de Cozinha, com 1 152 páginas, fazia o mesmo. Chamava o vinho de "parte intelectual" das receitas. Segundo ele, "as carnes não são mais do que o lado material". Todos os países que produzem vinho usam-no para beber e cozinhar. É matéria-prima polivalente.


Back to the list 'In addition to wine'

PROMOTIONS

AMO - TE - RESERVA - 2004

Apresenta-se de cor intensa e atraente, com aromas doces e (...)

30,00 €
28,50 €

WHY BUY AT LUSAWINES?

Portes, entregas e seguros em 24 horas em Portugal Continental

REGISTER

You're not a Lusawine costumer?

Register and you will benefit from many advantages.

PAYMENT

LusaWines have several safe means of payment available to you.



© 2025 LusaWines. Todos os direitos reservados.

Esta página foi imprimida a partir do endereço web: http://www.lusawines.com/alemDoVinho/30/1

Abrir Fechar