PLEASE NOTE: Checkout unavailable

The LusaWines' shop is unavailable for maintenance.. Still, you can browse our site and our products, only checkout has been deactivated.

Thank you for your comprehension. LusaWines.com's team

In addition to wine

Mosaic surgiu há dez anos

A massificação da Internet deve-se ao "browser" criado por Marc Andreessen, por Manuel Molinos.

Para os habituais utilizadores da Internet, navegar pela rede é um hábito do dia-a-dia, quer seja para abrir o correio electrónico, para saber as últimas da actualidade, para conversar um pouco com alguém do outro lado ou para, simplesmente, descontrair... Eninguém pensa que a Internet apenas tem, na prática, 10 anos de existência, assinalados na passada quarta-feira.
Os primeiros passos foram dados, em 1971, pelo norte-americano Ray Tomlinson. Foi nesse ano que aquele investigador enviou o primeiro e-mail, utilizando o programa SNDMSG. Hoje, não se lembra do teor da mensagem. Acha que foi o clássico "Teste 1-2-3".
Mas o embrião da Internet remonta a 1969, quando foi criada a Arpanet, uma rede de comunicações militar da Defesa norte-americana. O objectivo era criar uma rede que não pudesse ser destruída por bombardeios e que fosse capaz de ligar pontos estratégicos, como centros de pesquisa e tecnologia.
Mas foi só em 30 de Abril de 1993, que a rede World Wide Web foi colocada à disposição do público por parte do Centro Europeu para a Investigação Nuclear (CERN), com sede em Genebra, fruto do trabalho do físico Tim Berners-Lee.
É ainda neste dia que é apresentado o primeiro "browser": o Mosaic, criado por Marc Andressen, na altura com 21 anos. Hoje, é sócio e vice-presidente da Netscape. De facto, é este o primeiro sistema de navegação que massifica o uso da Internet. Até essa altura, a troca de informações na rede limitava-se ao correio electrónico e aos protocolos de transferência de arquivos (File Transfer Protocol-FTP), um processo desinteressante, sem os recursos gráficos e interactivos que popularizaram a navegação.
É o Mosaic que possibilita a apresentação de textos, imagens e gráficos nos ecrãs. O resultado é incrível: a Internet deixa de ser apenas uma ferramenta de trabalho dos cientistas e universitários. Passado pouco tempo surgem no mercado outros "browsers", como o popular Microsoft Internet Explorer, de Bill Gates, o Opera e o Netscape.
Em Portugal, e segundo os últimos números disponíveis da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), o serviço de acesso à Internet atingiu já um total de cerca de 5.165 milhões de clientes. O acesso dial up, mantém-se como o mais utilizado, mas a banda larga (cabo e ADSL) está em crescimento.
Manuel Molinos
In JN 5 de Maio de 2003.

Media.net/JN


Back to the list 'In addition to wine'

PROMOTIONS

AMO - TE - RESERVA 05

Aromas frutados, amoras silvestres, suave e atraente, com acidez (...)

25,00 €
23,75 €

WHY BUY AT LUSAWINES?

Diversas formas de pagamento & de encomenda

REGISTER

You're not a Lusawine costumer?

Register and you will benefit from many advantages.

SECURE STORE

LusaWines has a digital certificate that allows you to safely navigate at LusaWines.



© 2025 LusaWines. Todos os direitos reservados.

Esta página foi imprimida a partir do endereço web: http://www.lusawines.com/alemDoVinho/6/1

Abrir Fechar