1678 -
A casa CROFT, fundada em 1678, foi um dos primeiros exportadores de Vinho do Porto, e, desde então os seus produtos são reconhecidos pela sua elevada qualidade, A Família Croft, proprietária da firma, alcançou grande prosperidade durante os séculos XVII e XVIII.
John Croft, um dos seus associados, escreveu o célebre Tratado dos Vinhos de Portugal que com a sua publicação em 1788, conduziu a família Croft a uma posição de destaque dentro da comunidade produtora e exportadora de Vinho do Porto. Em 1827, Croft & Cª Ltd. tornou-se no quatro maior exportador deste produto.
O final do século XIX foi um período de expansão para novos mercados, nomeadamente os Estados Unidos da América, França e Bélgica, embora a grande maioria das exportações, ainda fosse canalizada para a Grã Bretanha.
Por esta altura, a casa Croft decidiu adquirir uma das mais belas quintas do vale do Douro - a Quinta da Roêda. Magnificamente situada junto da estrada e do caminho de ferro. A Roêda é considerada uma das melhores propriedades do Douro. Actualmente, é deste local que são transportados para Vila Nova de Gaia os vinhos que dão origem aos melhores da Croft.
Durante o século XX, os responsáveis pela Croft & Cª, Ldt. prosseguiram a constante busca pela qualidade e reputação, iniciada pelos seus antecessores. A Casa Croft desempenha hoje em dia um papel fundamental no comércio do Vinho do Porto, tanto a nível nacional, como internacional.