PLEASE NOTE: Checkout unavailable

The LusaWines' shop is unavailable for maintenance.. Still, you can browse our site and our products, only checkout has been deactivated.

Thank you for your comprehension. LusaWines.com's team

In addition to wine

"A Tanoaria"

0000 - 0000

"O Tanoeiro" : Operário que faz ou conserva tonéis e outras vasilhas semelhantes de madeira.
TANOARIA

Ao que parece, a industria de tanoaria teve o seu início em tempos muito distantes e para o seu desenvolvimento muito contribuíram actividades que nada tinham com a vinicultura. Não devemos esquecer que ao longo de milhares de anos não existiam muitos recipientes, para poder transportar e conservar, o azeite, a água, a gordura animal, as azeitonas etc. As viagens marítimas necessitavam de muito vasilhame para o transporte de água doce e potável, peixe seco e salgado, carne salgada, farinha, feijão e outros alimentos necessários à sobrevivência dos marinheiros que tiveram que navegar "Por mares nunca dantes navegados".
Segundo alguns historiadores, e tudo leva a crer que sim, o barril ou casco de madeira aparece no século I a. C. e foi o ponto de partida para o desenvolvimento da industria da tanoaria; que tanto beneficia a evolução dos grandes vinhos.
A qualidade da madeira empregue no fabrico de cascos tem grande importância para a conservação e evolução do vinho. As madeiras de carvalho contribuem para afinar as características organolépticas dos vinhos e das aguardentes.
Segundo o Prof. Cinccinnato da Costa, a madeira para vasilhame deve obedecer aos seguintes requisitos: 1º) ser elástica e muito seca; 2º) ter fibras uniformes; 3º) provir de árvores de meia idade mas já feitas; ser de cor uniforme; 5º) não ter veios nem ser nodosa ou galhenta.
A madeira para vasilhame deve ser cortada em pleno Inverno, época de menos seiva nas árvores, para evitar que se comuniquem ao vinho gostos e aromas de gomas, resinas, etc..
Os carvalhos com maior interesse em tanoaria são os seguintes: Carvalho Português (Quercus Lusitânica), Carvalho das Canárias (Quercus Canariensis), Carvalho Séssil (Quercus Sessiliflora), Carvalho Vermelho das Américas (Quercus Boreatis), Carvalho Roble (Quercus Robur) entre outros.
Diz o Prof. Ferreira Lapa que o Carvalho da América do Norte é o que exerce menor acção sobre os líquidos.
Estudos recentes permitem chegar as seguintes conclusões:
Existem diversos tipos de carvalho, consoante a zona de origem, no entanto, os Enólogos dão preferencia a madeira de grão mais fino, menos poroso, rico em baunilha e suave em taninos.
Sobre a madeira de carvalho usada no fabrico de cascos, os especialistas concluiram que os provenientes de Limousin, Allier, Nevers e Tronçais (zonas francesas) , Virgínia, New Orleans e Ohio (zonas dos Estados Unidos da América) e Rússia são as preferidas para o estágio dos grandes vinhos produzidos em todo o mundo.

Alguns recipientes em madeira de carvalho:
Balseiro - Grande dorna ou cuba, na qual se lançam as uvas esmagadas, para a fermentação.
Dorna - Grande vasilha de aduelas, sem tampa, destinada à pisa das uvas ou ao transporte delas para o lagar. (tipo de Balseiro pequeno invertido que se constrói tal como o próprio Balseiro).
Cuba - Vasilha grande de madeira, usada para a fermentação das uvas e recolha de vinho: equivalente a Balseiro, Dorna, Tina e Tonel.
As cubas empregadas para a fermentação dos mostos são feitas quase sempre de madeira de carvalho (fazem-se também de pedra, que se reveste interiormente de cimento, ou até só de cimento armado). Quando são de madeira, têm a forma de um tronco em cone e os arcos que mantêm as aduelas aumentam de espessura e simultaneamente de diâmetro.
Pipa - Vasilha bojuda de madeira, menor que o tonel, para vinhos e outros líquidos. Medida de volume antiga, que equivalia a 25 almudes.
Almude - Medida de capacidade para líquidos, que leva 12 canadas ou 48 quartilhos. Antiga medida de cereais (esta medida varia segundo as localidades. Modernamente, no comércio, considera-se como tal uma vasilha de capacidade de 25 litros.
Canada (s) - Antiga medida portuguesa, de capacidade igual a 4 quartilhos.
Quartilho - Quarta parte de uma canada. O moderno meio litro.
O Casco de Carvalho ou Pipa usado no Douro, para a educação (maturação) dos seus néctars e beneficio (aguardentação) tem uma capacidade que ronda os 550 litros. Nas caves de V.N. de Gaia, a pipa tem uma capacidade que varia de 580 a 630 litros e é normalmente feito com madeiras de origem francesa e americana.
Tina - Pode ter várias dimensões consoante se pretende mais ou menos "chata".

Ceferino Carrera
Sobre este tema visite: www.ovarvirtual.com


Back to the list 'In addition to wine'

PROMOTIONS

AMO - TE - RESERVA - 2004

Apresenta-se de cor intensa e atraente, com aromas doces e (...)

30,00 €
28,50 €

WHY BUY AT LUSAWINES?

Preço vantajoso, oferta diversificada

REGISTER

You're not a Lusawine costumer?

Register and you will benefit from many advantages.

PAYMENT

LusaWines have several safe means of payment available to you.



© 2025 LusaWines. Todos os direitos reservados.

Esta página foi imprimida a partir do endereço web: http://www.lusawines.com/alemDoVinho/19/1

Abrir Fechar